domingo, 19 de novembro de 2017

Dia Nacional de Conscientização do Stress

Acreditando que a disseminação de conhecimento e experiências ajuda a comunidade a atuar na redução das causas de estresse e na adoção de estratégias de gerenciamento que permitam uma vida mais saudável e produtiva, a ISMA-BR realiza, desde 2001, o Dia Nacional de Conscientização do Stress, no terceiro domingo do mês de novembro. E, desde dezembro de 2014, com a aprovação do projeto de lei 312/2013, de autoria do deputado estadual gaúcho Adão Villaverde, a data foi incluída no calendário de eventos do Estado do Rio Grande do Sul.

Este é um momento importante para corrigir distorções na maneira de pensar e nos comportamentos para iniciar 2018 de bem com a vida. O principal é praticar ações preventivas, repensar as prioridades de vida, ter paixão pelo que se faz e equilibrar razão e emoção. A postura mental da pessoa afeta diretamente sua saúde. Estudos feitos pela Stanford University (EUA) indicam que o otimismo fortalece o funcionamento do sistema de imunidade e possibilita que as pessoas se sintam mais no controle da sua vida. Enfim, com esforço e persistência, há esperança para todos.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Música para acalmar a alma


Foto: Christy Thompson/Freeimages

Classificar a música como entretenimento ou arte fica muito aquém de seu verdadeiro potencial. Ela é capaz de nos tocar profundamente e desempenha um papel importante em nosso crescimento emocional e espiritual. A música pode nos levar para outro universo.

Ela atua em diversos níveis: relaxa, acalma e ajuda a diminuir o stress, estimulando o cérebro a produzir endorfinas, as substâncias que promovem a sensação de bem-estar. Também melhora a concentração e facilita a comunicação e a integração social. Por meio de técnicas específicas, pode auxiliar na recuperação e no desenvolvimento da capacidade motora e sensorial de deficientes físicos e mentais.

A música pode também ter um caráter terapêutico para certos pacientes, apesar de não restabelecer a saúde propriamente dita. Hoje, em vez de prescrever para os doentes com dificuldades respiratórias exercícios com aparelhos, alguns terapeutas sugerem que eles aprendam a tocar um instrumento de sopro, como o clarinete.

No Universo, tudo é energia, vibração, como as notas musicais, que afetam os corpos físicos. Esse é o caso das moléculas, por exemplo. Depois de tomar um banho quente, a sensação de calor perdura porque as moléculas do corpo continuam vibrando. A música tem efeito similar. Ela reverbera no corpo e atinge a alma.

terça-feira, 31 de outubro de 2017

Organização: hábitos simples podem fazer a diferença

Na correria do dia a dia, muitas vezes nos perdemos em meio a tantos compromissos e questões a serem resolvidas. E isso contribui para o aumento do stress. No entanto, com frequência alguns maus hábitos potencializam o stress. Pequenas mudanças como organizar e planejar o dia podem melhorar a qualidade de vida e tornar a rotina mais prazerosa.

Uma forma de organizar os afazeres são as listas. No início do dia classifique tudo o que deverá fazer por ordem de importância, levando em consideração o tempo que você tem para executar essas tarefas. Fazendo isso terá mais controle sobre o que deve ser feito, mas exagerar na lista pode causar frustração e cansaço. Use sua criatividade para destacar as tarefas mais importantes com cores ou ilustrações.

Encontrar tempo para relaxar durante o dia é fundamental para o gerenciamento do stress. Inclua na programação diária ao menos uma pausa de alguns minutos. Nesse momento é importante se desligar das preocupações e assumir uma postura mental passiva.

Ao final de cada dia de trabalho, avalie tudo o que foi feito, exclua da lista projetos já realizados e reveja sua agenda para o dia seguinte. Depois desligue o computador, deixe os problemas de lado e vá para casa sem pensar nas coisas que deixou no escritório. Possivelmente, a noite será mais relaxante e o rendimento no dia seguinte mais eficiente.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Premiação vai reconhecer destaques do 18º Congresso de Stress

Você sabia que os melhores trabalhos e pôsteres apresentados no 18º Congresso de Stress da ISMA-BR serão reconhecidos com uma premiação especial.

Serão 10 prêmios:
- 4 para os melhores resumos (2 trabalhos orais e 2 pôsteres) nas categorias Acadêmica e Empresarial;
- 6 para os melhores resumos (3 trabalhos orais e 3 pôsteres), nas categorias Responsabilidade Social e Sustentabilidade, Segurança Pública e Serviço Público.

O evento ocorre de 26 a 28 de junho de 2018, em Porto Alegre (RS). O prazo para submissão de resumos vai até 26 de março de 2018. Saiba mais em: https://goo.gl/f9B3b3

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Dica para Viver Melhor #1


Converse com alguém em quem você confia sobre o que lhe aflige. Verbalizar a situação ajudará a relaxar a tensão e também lhe dará oportunidade de perceber o fato com maior clareza. Frequentemente, enquanto se fala a respeito de um problema, percebe-se novas alternativas para lidar com ele. Você terá mais chance de sucesso focando a atenção na solução em vez de se concentrar na emoção (frustração, raiva) que ele lhe causa.

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Inscrições abertas para o Congresso e Curso de 2018


Está abertas as inscrições para o 18º Congresso de Stress da ISMA-BR e para o 14º Curso de Gerenciamento do Stress com certificação internacional.

Congresso

O 18º Congresso de Stress da ISMA-BR ocorre entre os dias 26 e 28 de junho de 2018, no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre (RS). Terceiro evento mais importante do mundo na área, terá no próximo ano o tema Viver melhor: trabalho, stress e saúde.

Entre as principais atrações do Congresso está participação do médico norte-americano L. Casey Chosewood, diretor do Escritório para Saúde Total do Trabalhador® do Instituto Nacional para Segurança e Saúde Ocupacional (NIOSH), parte dos Centros Americanos para o Controle de Doenças (CDC). Ele vai apresentar a palestra: Trabalho saudável e bem-estar: estratégias para gerar saúde através do trabalho.

A programação do Congresso inclui uma série de atividades paralelas: 20º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 10º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 6º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

As inscrições antecipadas têm desconto especial de até 66% para pagamento até 18 de dezembro de 2017. Saiba mais: https://goo.gl/jmy3W2

Curso

O 14º Curso de Gerenciamento do Stress ocorre nos dias 24 e 25 de junho de 2018, no Plaza São Rafael Hotel, em Porto Alegre (RS), com nova certificação internacional, concedida pela ISMA-BR e pela Colorado State University. 

O curso é indicado para gestores das áreas de recursos humanos e de saúde dos setores público e privado, além de profissionais liberais e de órgãos governamentais com atuação clínica ou empresarial. Também é destinado a executivos, gerentes e treinadores, além de facilitadores de cursos e de workshops que atuam na área de prevenção e de tratamento do stress.

As inscrições antecipadas têm desconto especial de até 55% para pagamento até 18 de dezembro de 2017. https://goo.gl/iQCVma

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Docentes confirmados para o 14º Curso de Gerenciamento do Stress

A ISMA-BR divulgou a lista de docentes confirmados para o 14º Curso de Gerenciamento do Stress, que ocorre de 24 a 25 de junho de 2018, em Porto Alegre (RS). O evento terá certificação internacional pela ISMA-BR e pela Colorado State University, dos Estados Unidos.

Ao todo serão sete docentes. Entre eles, o norte-americano Daniel C. Ganster, PhD, professor de gestão do programa de Parceria pela Excelência na Faculdade de Administração da Colorado State University.
Veja a lista completa: http://www.ismabrasil.com.br/curso/curso-de-gerenciamento-do-stress-2018/docentes

Com um carga horária de 16 horas, o curso vai abordar temas como stress no local de trabalho, biofeedback e mindfulness.
Veja a programação: http://www.ismabrasil.com.br/curso/curso-de-gerenciamento-do-stress-2018/programacao