sexta-feira, 12 de março de 2010

Yoga: o antídoto contra stress

A parte mais importante da prática do yoga é a respiração diafragmática que induz à maior eficiência do sistema respiratório, possibilitando controle emocional e redução do nível de stress. O yoga se diferencia de outros exercícios porque trabalha com a contração/relaxamento dos músculos em vez da repetição dos movimentos.

Diversos médicos americanos prescrevem yoga como uma forma de combater asma, obesidade, artrite e dores musculares. O exercício não tem o objetivo de substituir o tratamento médico tradicional, mas de melhorar seus prognósticos, aumentando a aptidão física e flexibilidade através do relaxamento da mente e do corpo. A prática visa a desenvolver a conscientização da pessoa sobre seu corpo, sua mente e sua resistência física e mental.

Os exercícios estimulam o fluxo do sangue arterial em todas as partes do corpo. Neste processo, a tensão é liberada, permitindo que o corpo se torne mais relaxado e energético. As várias posturas exercitam diferentes órgãos e músculos. Muitos exercícios envolvem a coluna vertebral, pois os iogues acreditam que a coluna é a base da força humana - enquanto a coluna estiver em forma, a pessoa se mantém jovem.

As posturas influenciam órgãos como o estômago, intestinos, cólon, e as articulações. A prática do yoga melhora a circulação, limpa e fortalece os pulmões, elimina a fadiga crônica e desenvolve autocontrole. Os exercícios respiratórios e as posturas invertidas irrigam o cérebro e liberam a energia que é bloqueada nas áreas tensas do corpo. Além disso, a pessoa desenvolve uma atitude mental mais positiva e se torna mais bem equipada para lidar com o stress do dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário