sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O desafio de ser professor

Orientar, prover conhecimento, formar cidadãos, essas entre outras tarefas, são atribuídas à missão de um professor. Presentes em toda a jornada do ser humano, da infância até a vida adulta, do pré-escolar ao pós-doutorado. Lá estão eles, carregando sempre uma carga de responsabilidade pelo resultado final, ou seja, quem será essa pessoa, esse profissional após o contato com minhas experiências e conhecimentos?
 
Escolher ser professor, orientador, mestre é optar pelo próximo, em fazer o bem, em compartilhar conhecimentos, e exige dom, dedicação, vocação. Mas o que se pode observar é que exercer essa profissão fundamental tem se tornado cada vez mais difícil, desgastante e estressante.
 
Inúmeros são as problemáticas que dificultam a didática escolar: falta de infraestrutura da instituição, onde muitas vezes os profissionais precisam improvisar para conseguir transmitir o conteúdo de aula; desinteresse de grande parte da nova geração, que por algum motivo, não se conscientiza da importância do estudo e conhecimento; falta de reconhecimento. E podemos citar também a violência. Quantos professores dão aula com medo, receosos de sofrerem atentados contra a vida?
 
Essas situações geram desmotivação contínua, desesperança, angústias, stress. O que automaticamente se reflete na qualidade dos serviços que desenvolvem em seus ambientes de trabalho.
 
Hoje ser professor é um desafio diário e mesmo com tantas dificuldades é preciso ter consciência do quão importante cada um é para a construção e desenvolvimento da sociedade. Alfabetizar sim, mas, além disso, moldar cidadãos. Por isso, renove suas esperanças. Respire fundo, procure atividades paralelas para relaxar, ferramentas que ajudem a equilibrar essa rotina tão puxada.
Mas desistir jamais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário