terça-feira, 25 de outubro de 2011

Seja feliz no trabalho

Chega segunda-feira, o início de mais uma semana de trabalho. Como você se sente? Ansioso, pois possui muitas tarefas e realizá-las lhe proporciona uma sensação de dever cumprido e felicidade? Ou está triste e se arrasta até o local de trabalho rezando para que chegue logo a tão esperada sexta-feira?
 
Uma pesquisa feita pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) aponta que apenas 24% dos brasileiros se sentem realizados com sua vida profissional. E essa porcentagem de insatisfeitos é ainda maior entre as mulheres. Segundo a pesquisa da ISMA-BR, isso acontece dada às diferentes atividades extraprofissionais que as mulheres desenvolvem. “As principais queixas são a carga horária elevada, cobrança excessiva, competição exagerada e pouco reconhecimento”, explica a autora da pesquisa, Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR.
 
Mas é possível sim ser feliz na atividade profissional que você exerce. Atitudes otimistas e o cultivo da autoestima elevada são fatores que auxiliam na manutenção da satisfação no trabalho. Além disso, manter o foco, com objetivos específicos e clareza de onde se deseja chegar, e flexibilidade, conscientizando-se que sempre existe a possibilidade de replanejar o caminho e os próprios objetivos, são ferramentas fundamentais para o contentamento e a alegria referente ao desempenho corporativo.
 
Exercite o reconhecimento próprio, identificando suas qualidades, habilidades e capacidades, tenha orgulho das tarefas que realiza e dos resultados que alcança. E o mais importante, não hesite em mudar, se assim achar necessário. O que não vale é levar uma vida infeliz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário