segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dependência de smartphones pode causar estresse psicológico

Aperto no peito, crise de ansiedade, angústia repentina e estresse? Cuidado, isso pode ter a ver com o barulho do seu celular, ou melhor, com a falta dele. Um novo estudo mostrou que algumas pessoas são tão dependentes de seus smartphones que quando não recebem mensagens de textos ou e-mails são capazes de apresentar sintomas intensos de ansiedade e abstinência.

Mais de um terço dos adultos norte-americanos é detentor de um smartphone, entre iPhone, BlackBerry ou Nokia, que oferece acesso rápido e fácil à internet, rede de e-mail e abre uma porta para uma vida social totalmente nova e conectada. 

Como já houve relatos de que pessoas muito conectadas aos seus aparelhos são capazes até de ouvir as notificações sonoras do celular mesmo quando elas não existem, pesquisadores da Universidade Britânica de Worcester estão convencidos que esse tipo de dependência é responsável por efeitos negativos na saúde mental. 


Um teste de estresse psicológico distribuído para 100 pessoas “conectadas” revelou que muitas delas haviam se tornado tão viciadas em socialização virtual que se sentiram estressadas e até infelizes quando seus telefones estavam inativos. Tal fato pode gerar queda significativa na qualidade de vida e, por isso, já está no radar dos médicos e psicanalistas como um novo distúrbio psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário