quarta-feira, 7 de março de 2012

Animais auxiliam no restabelecimento da saúde e na diminuição do stress

Você sabia que passar alguns minutos acariciando um cachorro pode diminuir a ansiedade de um doente do coração e até mesmo ajudá-lo em sua recuperação durante uma internação hospitalar? Os cães representam um grande conforto aos doentes, além de deixá-los mais felizes e calmos. A simples visita de 12 minutos de um cachorro ajuda na melhora das funções cardíaca e respiratória, diminuindo a pressão pulmonar, reduzindo a produção de hormônios prejudiciais e combatendo a ansiedade.

O uso de animais como auxiliadores no processo de tratamento de algumas doenças não é mais novidade. Esse tipo de terapia, de início relegada à prateleira das “alternativas”, já ocupa seu lugar na Ciência, com diversos estudos realizados sobre o tema. O mais significativo foi publicado em 1995, no American Journal of Cardiology, e prova que o convívio com animais ajuda a controlar o estresse, diminui a pressão arterial e reduz os riscos de problemas cardiovasculares. Outras nove pesquisas tratam do mal de Alzheimer.

No Brasil, uma das pioneiras no uso na zooterapia é a médica veterinária e psicóloga Hannelore Fuchs, fundadora da Associação Brasileira de Zooterapia (Abrazoo) e do Projeto Pet Smile, que leva animais para interagir com crianças e adolescentes em hospitais. Nas visitas, as vedetes são cães, gatos e coelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário