sexta-feira, 16 de março de 2012

Diminua o stress durante a gestação

Correria, falta de tempo e pressão no trabalho são fatores que desencadeiam situações de stress no nosso cotidiano. Lidar com estas questões no dia a dia pode ser simples, mas, quando a mulher está grávida, ela precisa pensar nos males que esse tipo de emoção pode trazer também para o bebê. Estudos divulgados durante conferência da American Thoracic Society, em Toronto, no ano passado, sugeriram que gestantes estressadas podem aumentar as chances de alergias respiratórias no bebê, principalmente da asma.

Segundo a pesquisa, o feto responde às sensações de stress da mãe produzindo imunoglobina E – um anticorpo relacionado ao desenvolvimento de alergias respiratórias. Embora este seja um primeiro estudo sobre a relação entre stress na gravidez e alergias no bebê, é interessante que a gestante esteja alerta para evitar ao máximo as situações de estressantes, afinal, este é um dos motivos que também podem levar ao trabalho de parto prematuro.

Uma boa dica para afastar o stress durante este período tão especial é a prática de exercícios. A atividade física ajuda a reduzir o stress cardiovascular, o que resulta em uma maior capacidade de oxigenação, menor pressão arterial e relaxamento. Caminhadas leves, hidroginástica, pilates e yoga são práticas muito eficientes e que podem ser feitas pelas gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário