segunda-feira, 12 de março de 2012

A qualidade das amizades influencia na nossa saúde

Estudo da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, constatou que a qualidade de nossas amizades pode afetar a saúde tanto quanto a alimentação, por exemplo. Durante as pesquisas, os cientistas descobriram que interações sociais negativas, quando se tornam recorrentes, podem desencadear inflamações no organismo, que podem levar ao surgimento de câncer e doenças cardíacas.

Participaram do estudo 122 voluntários, que mantiveram um diário a pedido dos pesquisadores. Ao mesmo tempo, os cientistas analisaram amostras de saliva dos voluntários em busca de proteínas que poderiam causar inflamações. Durante as avaliações, foi detectado que aqueles que passaram por situações mais estressantes possuíam uma maior quantidade das proteínas inflamatórias.

A hipótese levantada pelo estudo é que a quantidade de proteínas inflamatórias é resultante de um mecanismo evolutivo da nossa espécie. Quando nossos ancestrais enfrentavam animais ou outros clãs, era vantajoso que o corpo produzisse mais proteínas inflamatórias, já que elas poderiam combater possíveis infecções causadas por ferimentos.

No atual modo de vida da população, no entanto, esse mecanismo de defesa do organismo já não é tão útil, assim, pessoas mais estressadas com o cotidiano se tornam propensas a inflamações.

Para garantir a qualidade de sua saúde, os pesquisadores aconselham que você se cerque de pessoas positivas e otimistas e que evite amizades que possam lhe fazer mal, ou seja, mais do que nunca se torna vital identificar quem é seu amigo e quem é amigo da onça.

A influência das amizades na qualidade de nossa saúde é tão significativa que um estudo holandês, publicado pela revista Child Development, demonstrou que uma criança que não tem amigos na escola fica mais sujeita ao estresse. A análise química comprovou que a exclusão pelos colegas é até mais estressante que o bullying.


A conclusão do estudo foi de que, embora os amigos não consigam eliminar completamente o estresse da exclusão na escola, eles o reduzem. Desta forma, o número e a qualidade as amizades podem servir de proteção contra a rejeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário