terça-feira, 15 de maio de 2012

20 dicas para diminuir o stress do seu dia a dia


Existem várias formas de descontrair e relaxar depois de um dia particularmente agitado e estressante, mas o mais certo é que o dia seguinte trará mais do mesmo. Daí a importância de perceber a raiz de todo esse stress e ter técnicas eficientes para lidar com ele de uma vez por todas!
Uma avaliação da sua vida, juntamente com a alteração de alguns hábitos, pode eliminar grande parte das fontes de stress no seu quotidiano. Sejamos realistas, uma vida sem stress não é possível. O stress é uma resposta natural aos desafios da vida e uma vida sem desafios seria demasiado entediante. É ou não é? No entanto, grande parte do stress que existe nas nossas vidas é completamente desnecessário e pode ser facilmente eliminado graças a alguns passos simples (e outros não tão simples). Claro que isto não pode ser concretizado da noite para o dia, mas é algo em que vale a pena investir.
Antes de mais, vamos refletir sobre o seguinte exemplo – é um pouco exagerado, mas exemplifica as fontes de stress mais típicas nas vidas das pessoas que vivem neste século XXI. O Miguel levanta-se de manhã, já tarde e tem de correr para se aprontar e sair de casa: corta-se ao fazer a barba, pinga o suco que bebeu às pressas na camisa e tem de mudar de roupa. Sai de casa correndo e volta logo depois porque se esqueceu da carteira. Chega no carro e não tem as chaves, torna a voltar à casa. Finalmente na estrada, mais atrasado do que nunca e no meio de um trânsito infernal, começa a ficar chateado depois de ter sido ultrapassado e logo começa a buzinar e a dizer palavrões aos  outros condutores. Chega no escritório tarde e muito mal disposto. Fala torto com os colegas e fica de cara amarrada toda a manhã. Fica ainda mais irritado quando nota que a secretária está com a mesa coberta de papéis, não consegue encontrar o relatório que precisa e ainda tem 20 mensagens de e-mail para responder. Além disso, sabe que tem dois projetos que estão super atrasados e que o seu diretor está tudo menos contente. Tem de terminar 5 tarefas antes da reunião do meio-dia e depois vai passar a tarde toda em mais e mais reuniões.
Já perceberam a ideia, não é? O dia do Miguel foi estressante e no retorno à casa, enfrentou um enorme engarrafamento. Chega tarde, exausto, completamente estressado e pensando no trabalho que deixou por fazer, nos e-mails que não conseguiu despachar e nas tarefas acumuladas que o esperam amanhã. A casa está uma confusão e ele começa a resmungar com as crianças que não arrumaram os brinquedos como deve ser. Faz uma refeição rápida e gordurosa em frente à televisão, onde acaba por adormecer.
OK, sabemos que este cenário é exagerado, mas a verdade é que acontece! E, além das várias fontes de stress que tornaram o dia do Miguel um dia para esquecer, existem outras demandas e frustrações.
A lição mais importante de toda esta história é que, com um pouco de reflexão, estas fontes de stress podem ser eliminadas. Veja como:
  1. Identifique as suas fontes de stress
  2. Elimine obrigações desnecessárias  
  3. Evite a procrastinação  
  4. Organize-se  
  5. Planeje seu tempo 
  6. Não seja controlador
  7. Evite múltiplas tarefas
  8. Elimine os “suga-energias”
  9. Evite as pessoas difíceis  
  10. Simplifique a sua vida
  11. Libere tempo na agenda para você
  12. Diminua o ritmo  
  13. Ajude os outros
  14. Relaxe ao longo do dia
  15. Cumprimente as pessoas
  16. Simplifique a sua lista de afazeres
  17. Faça um exercício físico
  18. Escolha uma alimentação saudável
  19. Seja agradecido
  20. Crie um ambiente relaxante para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário