sexta-feira, 18 de maio de 2012

5 Dicas para produtividade com menos stress


Fãs da chamada Técnica Pomodoro, cada vez mais em voga, há muito se baseiam em um princípio que reconhecem como sólido: o de que inserir pequenas pausas regulares ao longo da execução das atividades ajuda a manter o foco, a produtividade e a motivação.
Claro que há limites, e não necessariamente o mesmo esquema que serve para quem trabalha em uma pequena equipe funcionará para quem trabalha atendendo público externo ou para quem depende de inspiração criativa ou para quem trabalha se deslocando, por exemplo.
Onde aplicável, entretanto, a ideia da Técnica Pomodoro é simples: listar no começo do dia as tarefas pendentes, e aí usar um timer de cozinha para marcar intervalos de 25 minutos (dedicados integralmente a apenas uma das tarefas pendentes), seguidos de intervalos de 5 minutos (para pausa livre). A cada quarta repetição, expandir uma vez a pausa para 15 minutos.
Os depoimentos dos usuários da técnica geralmente informam que assim conseguem manter a atenção em uma tarefa de cada vez, sem perder de vista as pendências do dia e deixando as interrupções e tentações para as pequenas pausas, que acabam servindo para dar novo impulso de motivação e concentração para continuar o trabalho, sucessivamente.
Embora nem todos sejam adeptos, a técnica funciona para bastante gente. Interessado? Veja seu site oficial como uma tentativa para quem estiver encontrando dificuldades para resolver suas tarefas diárias, enfrentando problemas de foco ou tentado fazer várias coisas de cada vez.
Interessados em produtividade pessoal, estamos sempre buscando novidades. E foi assim, folheando casualmente uma edição da revista T3 (sobre gadgets e eletrônica de consumo), que encontramos uma nota de rodapé que nos interessou: 5 dicas de produtividade de autoria de Rob Yeung, um psicólogo que atua com temas como carreira, liderança e a identificação dos diferenciais nas carreiras das pessoas excepcionalmente bem-sucedidas.
Ele não fala sobre a Técnica Pomodoro, mas nas 5 dicas percebi que há uma complementaridade interessante, um casamento de ideias que pode tornar ainda mais produtivos os seus ciclos de trabalho com pausas regulares.
São elas:
1. Evitar longos períodos de trabalho sem pausa. O limite máximo sugerido é de 90 minutos.
2. Aprenda com seus ancestrais das cavernas: faça refeições menores, e saiba aproximar trabalho e lazer.
3. Dê caminhadas de 10 minutos quando puder, para acelerar o ânimo e restaurar o pico de produtividade.
4. Já está estressado? Interrompa o processo completando uma tarefa simples. O pequeno sucesso pode ser suficiente para estimular positivamente as áreas do cérebro que reagem ao stress.
5. Não recuse as oportunidades de conversar com seus companheiros de trabalho – estabelecendo limites, a interação da equipe pode boa para a produtividade e para a carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário