segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Entre os brasileiros, 41% estão mais estressados hoje que um ano atrás


Quatro em cada dez (41%) trabalhadores brasileiros estão mais estressados hoje do que um ano atrás. A informação é de um levantamento feito pela Regus, empresa de soluções para escritórios, com mais de 16 mil pessoas no mundo.
Globalmente, 48% relataram estar mais estressados hoje do que um ano atrás. O Brasil não aparece no topo dessa lista. Ao contrário. Entre os 14 países pesquisados, apenas na Austrália (38%) e na Holanda (40%) menos pessoas relataram aumento de estresse. Na parte de cima do ranking, a China lidera. Por lá, 75% estão com os níveis de estresse mais elevados. Na Alemanha, segunda colocada, 58%.
Quando questionados sobre o que causa o estresse, motivos profissionais dominam as respostas, tanto globalmente quanto no Brasil. No mundo, apenas 4% culparam a vizinhança, 10% as crianças, 11% a casa e 17%, o parceiro. Os principais vilões são o trabalho (59%), as finanças (44%) e os clientes (37%).
No Brasil não é muito diferente. Entre os respondentes, 55% culparam o trabalho, 45%, as finanças e 38%, os clientes.
Globalmente, a pesquisa também mostra que mais funcionários de grandes empresas tendem a culpar o trabalho pelo aumento do estresse - 67% contra 56% dos que trabalham em companhias de pequeno porte. Eles, no entanto, tendem a reclamar menos dos clientes - 27% e 42%, respectivamente.

Fonte: Site Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário