segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Cresce o índice de pessoas com medo das férias

 Antes de entrar em férias, Mario Arruda, gerente-geral da Parker, procura se planejar com antecedência. Há alguns anos, era mais complicado para ele relaxar no período de descanso, mas algumas mudanças de comportamento fizeram toda a diferença para desfrutar merecidas pausas no trabalho. Sua primeira atitude é escolher o momento certo no calendário da organização — para evitar sair justamente na hora em que sua função for essencial para a empresa, procurando fracionar as temporadas de folga. Depois de deixar a equipe bem instruída, basta tirar o relógio, escolher um lugar para ir e dedicar-se ao seu hobby.
— Quando eu estava mais no início da carreira, com filhos pequenos, as preocupações eram maiores, e tinha dificuldade de conciliar as datas com as férias das crianças e da minha mulher. Hoje, eu posso me organizar melhor e aprendi a controlar a ansiedade — conta Arruda.
A angústia que o executivo sentia é compartilhada com um número crescente de profissionais. Pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), aponta que 41% de 745 entrevistados demonstraram resistência para tirar férias. Mais da metade deles (53%) teme que sejam tomadas decisões na empresa enquanto estiverem ausentes e 24% têm receio da demissão.
— Na primeira versão da pesquisa, realizada em 2005, 38% dos profissionais afirmavam ter medo das férias. Na versão atual, esse número aumentou e a tendência é crescer ainda mais na medida em que a tecnologia avança e as pessoas ficam cada vez mais acessíveis por meio da internet — diz Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR.
 
Fonte: Site Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário