quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Meditação pode reduzir o stress relacionado aos sintomas de doenças

Já foi comprovado que a meditação baseada nas práticas da Yoga pode reduzir a pressão arterial, além de trazer outros benefícios para o organismo. Agora, uma nova pesquisa, divulgada no Daily Mail, revelou que o ato de meditar também é capaz de aliviar os sintomas de doenças dolorosas como a artrite reumatoide.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Wisconsin (EUA), o tratamento usa uma forma de meditação conhecida como “atenção plena”, que poderia ser uma alternativa mais barata aos medicamentos prescritos. A meditação atenta envolve "estar presente", concentrando-se em padrões de respiração e sensações corporais. Esse tipo de relaxamento reduz a preocupação com o passado e com o futuro, mostrando-se eficaz em aliviar também a depressão.
Este mais recente estudo sugeriu que o efeito calmante da meditação pode ajudar ainda as pessoas que sofrem de stress relacionado às condições inflamatórias crônicas, como a síndrome do intestino irritável e a asma. Os autores da pesquisa exaltam a conveniência da prática da meditação, que pode ser feita sentada em qualquer local ou até mesmo caminhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário