quarta-feira, 12 de junho de 2013

Estresse x síndrome do intestino irritável

Não é totalmente claro como estresse, ansiedade e síndrome do intestino irritável estão relacionados - ou o que vem em primeiro lugar -, mas os estudos mostram que eles tendem a coexistir. 
"Se você fizer entrevistas diagnósticas, o que você encontra é que cerca de 60% dos pacientes com síndrome do intestino irritável irão satisfazer os critérios para um ou mais transtornos psiquiátricos. O transtorno mais comum entre os pacientes é a ansiedade generalizada, seguido pela depressão". 
Segundo a Anxiety Disorders Association of America, independentemente de saber se têm a síndrome do intestino irritável, as pessoas com ansiedade tendem a se preocupar muito sobre questões relativas à saúde, ao dinheiro ou à carreira. Outros sintomas da doença incluem dores de estômago, tremores, dores musculares, insônia, tontura e irritabilidade. 
Visando a gestão do estresse, alguns pacientes com síndrome do intestino irritável usam técnicas de relaxamento como a respiração profunda ou meditação. Outros buscam reduzir o estresse fazendo algo agradável, como conversar com um amigo, ler, ouvir música ou fazer compras. 
Pacientes com a síndrome devem conversar com o seu médico (cirurgiões do aparelho digestivo, gastroenterologistas e coloproctologistas podem fazer o diagnóstico) sobre a gestão do estresse. "Cerca de dois terços dos pacientes com a doença tendem a melhorar com mudanças na dieta e com a medicação apropriada. O outro terço, composto por pacientes com sintomas mais graves, apresenta bons candidatos à ajuda psicológica". 
A terapia comportamental, quando bem indicada, tem sido uma aliada para aliviar alguns sintomas da síndrome do intestino irritável para a maioria das pessoas. Esse termo amplo abrange uma variedade de opções terapêuticas, incluindo a terapia de relaxamento, o biofeedback, a hipnose, a terapia cognitivo-comportamental e a psicoterapia tradicional. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário