segunda-feira, 24 de junho de 2013

ISMA-BR no jornal Zero Hora: Saúde total do trabalhador

Em um mundo corporativo, em que as demandas são cada vez mais intensas, a jornada cada vez mais longa e a pressão por resultados uma busca insana, equilíbrio entre vida pessoal e profissional parece uma utopia. As consequências disso se refletem nas empresas, que perdem com a queda da produtividade, e, especialmente, na saúde dos trabalhadores. Estima-se que o Brasil gaste cerca de 3,5% do PIB/ano nacional, causado pelo adoecimento, absenteísmo, rotatividade e lesões no trabalho devido ao excesso de tensão. 
Para muitos profissionais, conciliar trabalho e qualidade de vida é missão quase impossível. Segundo dados da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), 70% dos trabalhadores brasileiros sofrem as sequelas negativas do estresse. Dados do INSS de 2011 revelam aumento de 28% de afastamentos de trabalhadores por conta de casos ligados ao estresse. Em Porto Alegre, em pesquisa da ISMA-BR em 2012, 79% das pessoas afirmam que o estresse prejudica sua saúde. 
Embora qualidade de vida seja uma responsabilidade de cada indivíduo, certamente trabalhadores e empresas poderão se beneficiar da implantação de ações preventivas. Assim, todos lucram. 

Leia a matéria completa: http://migre.me/f6Koa

Nenhum comentário:

Postar um comentário