segunda-feira, 1 de julho de 2013

Stress e Qualidade de Vida no Trabalho – Melhorando a saúde e o bem-estar dos funcionários

Esta é a mais recente publicação da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR). O quarto volume da série de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho reúne um grupo de especialistas multidisciplinares internacionais que apresentam uma análise aprofundada sobre como melhorar a saúde e o bem-estar dos funcionários. 
O livro conta com 12 artigos, divididos em três partes. A Parte I, O papel do indivíduo no stress ocupacional e bem-estar, trata o impacto da política no local de trabalho sobre a tensão psicológica e fisiológica; das demandas e recursos organizacionais e seu efeito sobre o presenteísmo e saúde; da qualidade de vida no trabalho através do sentido e do significado para os funcionários; do stress em um grupo importante de indivíduos, os alunos de enfermagem; da resiliência individual como uma forma de melhorar o bem-estar dos funcionários; e das respostas do stress do sexo oposto. 
A Parte II, Examinando os aspectos sociais do stress ocupacional, examina a qualidade de vida através das lentes do Taylorismo e a qualidade de vida na administração pública através da responsabilidade socioambiental. E a Parte III, O papel da prevenção e intervenção na qualidade de vida no trabalho. Os textos investigam diferentes aspectos desse importante fenômeno, como o gerenciamento de riscos para coibir a violência no local de trabalho; as mudanças comportamentais através de programas integradores patrocinados pelas empresas; a qualidade de vida e autocuidado em funcionários públicos; e, finalmente, o último capítulo, que expõe uma visão geral das abordagens de prevenção do stress ocupacional, que resume com perfeição esta terceira parte do livro. 

Informações: http://migre.me/f6Sl5

Nenhum comentário:

Postar um comentário