segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Perigos do stress profissional


A partir da última década, profissionais especializados em saúde física e mental demonstram preocupação com o aumento do nível de stress na vida das pessoas e os perigos que isto representa para o seu bem-estar.
Desde então, estudos científicos investigam as causas e consequências do stress. Os resultados confirmam que cerca de 40% do stress é relacionado ao cansaço emocional do trabalho, sendo que 20% dos participantes o classificam como sendo de “forte a extremo”. Essas percentagens indicam que o problema do stress profissional deve ser abordado sistematicamente por funcionários e pela administração, para potencializar o funcionamento da organização.
 
Equilíbrio
Cada indivíduo tem seu próprio limite de stress. Se as demandas excederem sua tolerância por períodos prolongados ou se a pessoa não se permitir um tempo adequado de recuperação, as doenças relacionadas ao stress não se farão tardar. Elas desestabilizam a saúde, as relações pessoais, profissionais e familiares.
É importante o reconhecimento dos primeiros sinais de stress e a utilização de técnicas eficientes para gerenciá-lo. A capacidade de conscientização e autocontrole do indivíduo são as bases para qualquer tentativa de adaptação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário