sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Estresse: você tem, já teve ou terá. Só depende de você

É difícil, muito difícil encontrar alguém nos dias de hoje que não alegue estar estressado.
Tudo estressa as pessoas. O “chefe”, trânsito, filhos, despesas, saúde, família, namorado, namorada, marido, mulher.
Tudo é motivo para estressar, certo?
Errado. Nenhum destes motivos é suficientemente forte para lhe estressar.
O que estressa, não vem de fora. Vem de dentro. Vou explicar. Dar desculpas e tentar descobrir os motivos por que estamos estressados é fácil. A culpa sempre vem de fora. O “outro” não faz nada direito e nós é que ficamos estressados. Normalmente é assim que pensamos, não é mesmo?
Pois eu acho que estamos errados. Não podemos e não devemos culpar os outros pelo nosso estresse por um motivo muito simples. A “culpa” não é dos outros. É nossa! Não adianta fazer “cara feia”. É verdade. Se ficamos estressados é porque não sabemos lidar com as situações que nos estressam e jogamos toda a culpa nos motivos e nas pessoas pelo simples fato de  que, se ficamos estressados é porque não conseguimos lidar com as situações de modo tranquilo e equilibrado.
Tentamos a todo momento jogar a culpa nos outros. Seja sincero com você mesmo. Quantas vezes você reconheceu  que estava estressado porque não soube lidar com uma situação? Sim. Você não soube lidar com a situação. Não foi a situação que o deixou estressado. Foi a forma como você lidou com ela.
Se não estiver enganado, já escrevi isto aqui, mas vale repetir. “Se você  não consegue mudar a situação, mude a forma como lida com ela.” [...]

Leia mais... 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário