quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Workaholismo: saiba quando o vício em trabalho pode virar doença

O vício em trabalho ou workaholismo não consta na CID (Classificação Internacional de Doenças), mas pode fazer com que a pessoa adoeça e, em casos mais extremos, levar à morte como no caso do estagiário que faleceu após uma jornada exaustiva de 72 horas.
Segundo pesquisa realizada em 2011 pela ISMA (International Stress Management Association), o workaholic (profissional viciado em trabalho) tem 65% mais chances de desenvolver doenças cardíacas do que as outras pessoas.
Ana Maria Rossi, doutora em psicologia e presidente da ISMA-BR, explica que por negligência com a saúde em função do vício em trabalho, muitos de seus pacientes apresentam taxas altíssimas de glicose no sangue e registros de pressão alta.
"O estilo de vida do workaholic fica muito comprometido. Ele se torna sedentário. Come no próprio trabalho comida altamente gordurosa e pouco nutritiva. E isso leva a doenças", afirma.
No lado psíquico, um comportamento doentio observado pela especialista é o da urgência crônica totalmente injustificada.
"Se uma pessoa está caminhando devagar na frente do workaholic, ele fica impaciente e dá até cutucão para mostrar que ali não é lugar para andar devagar. Diante da porta automática, ele empurra. Na escada rolante, ele quase 'galopa' para ir mais rápido".

Falar sobre o problema é importante
De acordo com a psicóloga, o workaholic não procura ajuda a menos que manifeste um problema muito sério de saúde, uma represália por parte da família ou haja o risco de separação matrimonial. [...]
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário