quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Zoo de SP troca remédios por 'terapia' para desestressar animais. Atividades desenvolvidas por biólogos ajudam a eliminar o tédio do cativeiro e a evitar casos de doenças psíquicas

A vida em cativeiro provoca alterações no comportamento natural dos animais que, em casos mais graves, podem desencadear uma doença típica dos humanos: a depressão aguda. Esse tipo de problema poderia levar a um tratamento com antidepressivos de tarja preta, como foi o caso de algumas aves do Zoológico de São Paulo. Para evitar que os bichos precisem de medicamentos, o zoo, que é o maior da América Latina, desenvolveu um programa que funciona como uma terapia para os mais de 3000 animais que abriga. O Programa de Enriquecimento Comportamental (Peca) tem como objetivo fazer os bichos se sentirem em casa, reproduzindo ações que fariam em seu habitat natural, além de outras "mordomias".
As atividades funcionam como um hobby ou exercício físico para os humanos – elas são planejadas para minimizar o stress e a ansiedade dos bichos encarcerados e, ao mesmo tempo, driblar o tédio. Há 22 anos como biólogo do zoo, o coordenador do projeto, Oriel Nogali, relatou ao site de VEJA que presenciou apenas três casos de depressão, envolvendo algumas aves. Ele também fez questão de ressaltar que alterna os horários de aplicação do Peca justamente para evitar que o próprio programa vire uma rotina para os animais e deixe de funcionar como ferramenta para espantar a monotonia. 

Fonte: http://migre.me/g7pCU

Nenhum comentário:

Postar um comentário