quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Dê um basta no mau humor

Toda vez que encontro alguém pessimista, dessas pessoas que só conseguem enxergar a vida  dum prisma negativo - e inclua-se aí as relações de trabalho - lembro de uma história: ‘dois meninos são colocados numa sala. Um encontra a sala repleta de doces, sorvetes e brinquedos. O outro fica numa sala cheia de esterco. Depois de algum tempo, alguém entra na sala e encontra o primeiro menino irritado. Ao perguntar-lhe como se sentiu, o garoto retruca que não tinha gostado, pois os doces o engordariam, o sorvete derreteria e os brinquedos eventualmente quebrariam. Tudo péssimo. A seguir, entra na sala onde estava o outro menino e o vê entusiasmado, todo sujo de esterco, correndo de um lado para o outro. Com os olhos a brilhar, grita: puxa, com tanto esterco tem que haver um cavalo escondido em algum lugar!’.
É melhor olhar o mundo do lado positivo? Sim, com certeza. Possivelmente, isso não mudará as situações que lhe afligem, mas tornará a  vida mais agradável e poderá mantê-lo motivado a persistir na obtenção de seus objetivos induzindo-o a interpretar as dificuldades como desafios.  No mundo corporativo, esta afirmação também é válida. Conviver com colegas pessimistas, que só veem o lado negativo das coisas, pode tornar o dia a dia de trabalho penoso.
Combater o pessimismo requer persistência e a prática de comportamentos alternativos. O primeiro passo para mudar é fazer uma autocrítica e começar a visualizar imagens positivas nos momentos em que os pensamentos negativos se tornarem constantes. Vale, também, procurar a ajuda de um especialista. A forma como se encara a rotina cotidiana, com certeza, irá se refletir diretamente na sua qualidade de vida.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário