quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Mais planejamento, menos stress

Dezembro representa para muitos um mês curto – por conta dos feriados das festas ou férias coletivas –, de muitas comemorações, mas também de trabalho extenuante. É a época em que as empresas estão correndo para finalizar o planejamento estratégico do ano seguinte. Em consequência disso, o nível de stress costuma ficar altíssimo. Algumas pessoas chegam a desenvolver fadiga crônica, causada inclusive pelo excesso de trabalho acumulado ao longo do ano.
A fadiga crônica afeta o sistema de imunidade e o cérebro. Os sintomas vão desde a sensação de cansaço às juntas doloridas e esquecimento – quando você não consegue lembrar nem onde colocou a chave do carro. São pessoas que têm febre constantemente, dores de garganta, fraqueza muscular, distúrbios do sono, dores de cabeça e, muitas vezes, no corpo. É aquela gripe que nunca passa ou a garganta que não melhora. Esses sinais indicam que você ultrapassou o limite de stress tolerado por seu corpo. E possivelmente não serão alguns dias de férias que vão fazer a diferença para recarregar as baterias.
É preciso aprender a lidar com o excesso de pressão: aprenda a dizer não, imponha limites, organize e equilibre o tempo gasto no trabalho e nas atividades pessoais. Tem gente que encontra sua válvula de escape nas técnicas de relaxamento, outros se dedicando a um hobby ou a uma atividade física. Cada um deve encontrar a forma que lhe satisfaz e traz calma para lidar com os excessos diários. Isto pode fazer a diferença para que você comece o ano pensando não apenas em planos – na dieta, na ginástica, naquele curso, mas com atitudes. E, quem sabe, ter um 2014, menos estressante e mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário