segunda-feira, 5 de maio de 2014

Resiliência: o que é, porquê e como adquirir

“Mais do que educação, mais do que experiência, mais do que treinamentos, o nível de resiliência de um indivíduo determinará quem terá sucesso e quem se perderá pelo caminho. Isso é verdade para pacientes com câncer, é verdade para atletas olímpicos, e é verdade para executivos e empreendedores na sala de reunião”, afirma Dean Becker num artigo de 2002 da Harvard Business Review.
Mas afinal, o que é ser resiliente? Trata-se de passar por obstáculos e não permitir que a dificuldade o defina. Ser resiliente não se trata de evitar momentos de stress (podemos considerar isso uma utopia na vida moderna), e sim ser capaz de “voltar” ao normal após determinadas pedras na jornada da vida. Este tipo de pessoa não fica olhando para as mágoas, e sim levanta a cabeça e enfrenta o que esta por vir, prepara-se para isso.Para desenvolver esta habilidade, cative horário para determinadas atividades no dia a dia:
- Atividades aeróbicas reduzem sintomas de depressão e melhoram humor, além de dar um gás de coragem extra para novos desafios.
Aceite desafios e saia da zona de conforto: faça o que você não faria, encare a novidade como uma chance de aprender algo novo sobre si e ser melhor que ontem.
Medite, e desenvolva uma visão positiva do mundo: Tenha momentos de pausa para refletir sobre o que esta na sua volta, e agradeça o que já conquistou. Quando se muda a forma de ver o mundo, o mundo muda diante de nós. Passamos a considerar perspectivas diferentes de quando se tinha uma visão negativa.
Amigos & relações humanas: Certifique-se de estar cercado de pessoas que você gosta. Parece simples, mas isso já é o suficiente para te impulsionar em momentos tristes e sentir o apoio de quem você quer bem, e você também.
Por fim, seja o próprio protagonista da própria vida. As pessoas com mais resiliência chegam mais longe e desbravam novos caminhos.
Este tema será abordado no 14º Congresso de Stress realizado pela ISMA-BR entre os dias 3 e 5 de junho, em Porto Alegre. A programação já está disponível no site www.ismabrasil.com.br.

Fonte: Harvard Business Review

Nenhum comentário:

Postar um comentário