Falta
de tempo. Quem nunca se queixou disso? Tem dias que temos a impressão de que
alguém adiantou os ponteiros do relógio e o tempo parece pouco para o tanto que
se tem a fazer. As pilhas de papéis vão se acumulando sobre a mesa e corre-se
sempre, mais uma vez, contra o tempo.
Pesquisas
da ISMA-BR indicam que, atualmente, os profissionais têm uma extenuante carga
horária de 50 a 52 horas trabalhadas, por semana. E estes mesmos estudos
apontam que esse tempo passado dentro do escritório só tende a aumentar.
A
principal consequência disso é o aumento no nível de stress que pode se
apresentar de diferentes maneiras: dor de cabeça, dores musculares, elevação da
pressão arterial, dificuldade para dormir, uma ansiedade tremenda, ou uma
desânimo devastador. E, claro, um cansaço que parece não ter fim.
O
que fazer então? Mais uma vez, a resposta é simples. Cada um, da sua maneira,
deve encontrar formas de lidar com o excesso de demandas e administrar seu
tempo da mesma maneira que faz com o orçamento da empresa: com cuidado,
comprometimento e tudo anotado na ponta do lápis. Se administramos nossos
compromissos profissionais com responsabilidade, por que não fazemos o mesmo
com nossa vida e, de quebra, com nosso tempo? Esse é o desafio e a lição de
casa de cada um de nós para os próximos meses.
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