quarta-feira, 27 de agosto de 2014

De frente para os seus medos

Definir medo não é fácil. As pessoas têm medo da violência, da falta de dinheiro, do desemprego. Saber identificar esses medos é importante para compreender o que leva ao excesso de stress. Pesquisa feita pela ISMA-BR (International Stress Management Association), associação que estuda o stress e suas formas de prevenção,  avaliou isso.
Tentando chegar à raiz da questão, se percebeu que para 69% dos entrevistados a maior fonte de stress é profissional. E o que transforma o trabalho no grande vilão é o medo do desemprego, a sobrecarga de tarefas, os relacionamentos interpessoais e as longas jornadas. O excesso de tensão leva a uma lista enorme de reclamações: dores musculares, cansaço, ansiedade, angústia, irritação, raiva, além de redução da libido. O alto nível de stress também leva a problemas cardiorrespiratórios, gastrointestinais e à depressão.
Há situações que não se tem controle para mudar. Então o que fazer? Aprender a encarar esses medos e aperfeiçoar a maneira como você lida com o stress. Qual a última vez que você saiu para caminhar, sem pressa? Qual a última vez que jogou conversa fora com os amigos ou sentou para ler um livro? A maior parte das pessoas responde que não tem tempo para esse tipo de coisa e nem percebe o ciclo vicioso de excesso de trabalho, cansaço e mais tarefas. Isso gera uma tensão danada, no corpo e na mente.
Dedicar um pouco de tempo para você, para aquilo que você gosta é uma excelente opção para aumentar sua autoestima e sua autoconfiança. E, daí, você consegue colocar seu medo no devido lugar e não transformá-lo num gigante que lhe assombra dia e noite. Vale a pena tentar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário