quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Cansaço demais tem jeito

Dor de cabeça constante, dificuldade para dormir, dores pelo corpo, queda na produtividade, gastrite, irritação em excesso. Todos esses sintomas podem significar uma coisa: você está cansado demais. Atualmente isso é bem comum, principalmente entre aqueles que ainda têm dificuldade em dosar - e equilibrar - seus níveis de stress.
Excesso de trabalho somado à tensão em demasia pode ser devastador para a saúde. Níveis elevados de stress podem levar a uma síndrome conhecida como burnout: é a sensação de estar literalmente ‘sem saída’, comprometido pelo trabalho até o último fio de cabelo. Quem sofre de burnout pode ter, além dos problemas de saúde relacionados ao stress, depressão, alienação e exaustão total.
Pesquisa feita pela ISMA-BR, International Stress Management Association, associação que estuda o stress e suas formas de prevenção, indica que 30% dos brasileiros sofrem de burnout. Como sair dessa? Não existem receitas prontas. Quando o assunto é stress, cada um precisa encontrar seu caminho. Tem gente que encontra sua válvula de escape nas terapias de relaxamento, como yoga, meditação, tai chi chuan e afins. Tem gente que prefere correr, nadar ou caminhar. E tem aqueles que precisam da ajuda de um especialista.
Coloque um freio na rotina acelerada. Aprenda a fazer as coisas com calma, com organização. Seu nível de cansaço, com certeza, irá reduzir. E, nesse momento, talvez seja a hora de você fazer seu próprio pessoal e programar um planejamento estratégico para sua vida: a forma como você lida com sua rotina de trabalho precisa  ser programada, alterada e, quem sabe, você consiga ter um dia a dia menos estressante. E lembre-se: programe-se respeitando seus limites e suas necessidades, sem excessos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário