segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Mulheres lidam melhor com o stress

Cada vez mais mulheres buscam lidar melhor com seu alto nível de stress. A carga é pesada: é preciso dar conta da casa, dos filhos, do companheiro e ainda estar preparada para as tarefas profissionais.
Mais do que isso, a mulher também enfrenta mensalmente o vai e vem hormonal. É a tensão pré-menstrual que bate à porta, impiedosa, e com ela vem a dor de cabeça, a tristeza e a vontade de chorar inexplicável, a irritação e o inchaço – fora o desejo de devorar barras e mais barras de chocolate. Tem homem que diz que é frescura - não, é biologia mesmo. Hormônios têm dessas coisas.
E para explicar para o chefe que além do excesso de tarefas, dos prazos apertados e da cobrança diária você ainda tem que controlar a inquietação do seu organismo? Mas a mulher aprende a dar uma de malabarista: equilibra vida pessoal e profissional a todo instante, tenta disfarçar a irritação, recorre à amiga, desabafa, chora. E isso é bom, pois tem ajudado a mulher a galgar seu espaço no mercado de trabalho.
Estudo realizado pela ISMA-BR mostrou que a sobrecarga de trabalho é o que mais gera tensão na rotina corporativa para as profissionais. Apesar de já terem mostrado que tem competência de sobra, elas ainda são bastante afetadas pela quantidade excessiva de tarefas. Produzir mais e mais ainda é uma forma de elas provarem que são tão capazes quanto seus colegas homens.
As mulheres também sofrem com a incerteza do mercado e com a falta de controle diante daquilo que fazem, mas continuam a comprovar que ‘o sexo frágil não foge à luta’. Enfim, expressar o que se sente é bom; dividir as angústias, os medos, as insatisfações não é sinal de fraqueza – nem tampouco chorar. É mostra de sabedoria. E as lágrimas ou o blá-blá-lá típico das mulheres pode propiciar uma rotina menos estressante.



Nenhum comentário:

Postar um comentário