segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Tristeza: é um estado emocional?

É comum, de vez em quando, a gente se sentir um pouco triste ou até mesmo desanimado. Mas quando isso se torna frequente, é bom ficar atento...
Tristeza pode ser sinônimo de depressão, problema que afeta o dia a dia de cerca de 10% dos profissionais brasileiros, segundo um estudo feito pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), associação que estuda o stress e suas formas de prevenção. O mesmo estudo indicou, ainda, que 47% das pessoas se sentem eventualmente deprimidas.
A questão é saber qual o momento de procurar ajuda profissional. Quem está passando por isso, muitas vezes, não percebe o limite entre a tristeza e a depressão - a autocrítica pode não bastar. Onde está a raiz disso? No medo de perder o cargo, na pressão causada pelos processos de fusões e aquisições, na falta de perspectiva profissional e na sobrecarga de trabalho.
Ao descobrir as causas é possível atuar diretamente também na prevenção e, assim, evitar afastamentos e queda de produtividade por problema de saúde. As conseqüências da depressão no ambiente de trabalho são muitas e podem levar até mesmo ao suicídio quando o problema não é diagnosticado, pois a pessoa passa a se sentir, literalmente, “sem saída”. Além disso, pode ocorrer uso excessivo de bebidas alcoólicas, drogas e medicamentos, aumentando o risco de doenças. Isso sem contar com a dificuldade  de concentração e os problemas de relacionamento, dentro e fora do ambiente corporativo.
Existem alguns sinais de alerta que podem ajudar a identificar a depressão,  mas a ajuda de um profissional especializado é importante. Os sintomas emocionais mais comuns são sensação de angústia, ansiedade, melancolia, cansaço, desânimo, raiva e solidão. O corpo também dá seus alarmes, como dores musculares constantes, dores de cabeça, alterações no sono, problemas cardíacos e gastrointestinais e elevação nos níveis de colesterol e glicose no sangue.
A tristeza até faz parte do dia a dia, mas é preciso delimitar quando é apenas um momento de vida ou um problema mais profundo. Cuide-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário