sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Excesso de stress pode ser inimigo da silhueta

Com frequência, quando a pessoa se depara com situações que afetam sua vida, mas que ela não tem controle para mudar, tende a ter alterações no apetite. Tem gente que reage ao excesso de pressão comento demais; outros perdem a vontade de comer. É comum, por exemplo, observar pessoas que mantém um pacote de bolachas próximo ao computador. Independente da fome apertar, em um momento de stress, elas enchem a mão da guloseima e passam a comer uma bolacha atrás da outra sem sequer perceber o que estão fazendo. A comida funciona como uma válvula de escape.
Uma dica é relacionar o momento em que você mais belisca ao horário do dia. Se isso acontece nas horas do dia em que você está mais tenso, então, a razão disso pode ser mesmo a sua ‘fome emocional’. Se você não tem controle sobre o que lhe aflige, certamente pode aprender a controlar a maneira como está reagindo à situação. Uma idéia é usar alguma técnica de relaxamento, que tem como base a respiração abdominal. Fazer este exercício simples, quando se está tenso, pode ter efeitos mais positivos do que se imagina. Ter uma atividade física regular ajuda e muito. Caminhada, natação ou qualquer atividade feita com regularidade aumenta a liberação de endorfinas – hormônio que traz a sensação de prazer. De quebra, ainda ajuda a canalizar  a adrenalina extra, liberada nos picos de stress.
Vale lembrar, ainda, que um dos sintomas físicos causados pelo excesso de stress são os distúrbios gastrointestinais. Isso tem a ver com uma série de fatores, mas não podemos descartar os hábitos alimentares. Gordura demais, refrigerantes e consumo excessivo de café fazem mais mal para a saúde como um todo.
Já que estamos nos aproximando da reta final de 2014 – período em que as pessoas costumam trazer à tona seus desejos e propostas para o ano que começa – que tal resgatar aquela velha vontade de cuidar melhor de quem interessa: você mesmo. Estabeleça metas reais – esqueça a possibilidade de perder, por exemplo, 10 quilos em um mês, elabore um cronograma e um planejamento para si mesmo assim como as empresas fazem em relação ao ano que está por começar. Quem se cuida, afinal, tem mais disposição para tudo: para o trabalho e, principalmente, para aproveitar cada momento do seu dia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário