quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Tecnologia demais pode levar a stress excessivo

Basta que a conexão com a internet dê problemas para que algumas pessoas entrem em parafuso! A necessidade de trocas de mensagens instantâneas e a informação rápida que veio na esteira da internet trouxeram um fator-extra para uma noção de tempo mais acelerada. Somado a isso, temos hoje o computador de mão. Uma maravilha da tecnologia que traz embutida a idéia de que estamos cada vez mais conectados com o mundo e, de quebra, mais e mais disponíveis.
Não que isso não seja bom, mas pode ter um lado negativo. Quebram-se os limites entre o físico e o virtual e as pessoas passam a estar disponíveis mesmo em seus momentos de lazer ou descanso. É como aquela pessoa que pratica sua atividade física com o celular ligado e atende ao telefone sem sequer conseguir respirar. Ou aquele que dorme com o aparelho ao lado para ser encontrado em qualquer lugar, independente da situação.
Neurose coletiva. Não, isso se chama tecnostress, ou o stress causado pelo excesso de tecnologia, e é apontado como um dos fatores mais estressantes atualmente. Fazem parte desta lista o excesso de trabalho, a carga horária muito extensa etc. Para muitos, até mesmo o simples ato de desligar o botão do aparelho é complicado. Ficam conectados o tempo todo para que possa enviar e receber emails a qualquer momento. E, se o  aparelho falha, é quase uma catástrofe causando, inclusive que algumas pessoas se descontrolem emocionalmente.
Se você se encaixa neste tipo de situação, fique atento! O tecnostress aumenta o nível de ansiedade e, com isso, as chances de ter problemas de saúde provocados por ele.
Parece simplista demais, mas funciona: antes de gerar uma onda de nervosismo interna, pense duas vezes se aquele e-mail precisa realmente ser respondido naquele instante. Decida se o telefone celular necessita ficar sempre ligado; até nos momentos de lazer, durante o almoço, ou a atividade física. Nós nos condicionamos tanto com a tecnologia sempre à mão que passamos a fazer tudo de maneira automática.
Reflita longe de todo seu aparato hightech. Afinal tecnologia demais não é sinônimo de produtividade a mais - pode até ser um sinal de escravidão!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário