sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Stress profissional

Muito se fala sobre stress no trabalho. Considerando-se todos os fatores, qual é a causa que apresenta os maiores riscos para a saúde dos funcionários de uma empresa?
Muitos sintomas de stress negativo - dores musculares, pressão arterial alta, fadiga, taquicardia, ansiedade e angústia - têm sido atribuídos ao acúmulo das pressões profissionais. Qualquer situação independente de estar vinculada ao trabalho pode ser percebida como estressante. No entanto, alguns epidemiologistas americanos apontam certas características do trabalho como prováveis causas de stress. A falta de controle é um dos principais gatilhos das doenças causadas pelo stress. Assim, um funcionário que tem grandes responsabilidades mas pouca autonomia para tomar decisões é o que corre  os maiores riscos do stress negativo. Esta é uma realidade enfrentada pelo executivo, que sofre pressões de superiores e subordinados, como pelo operário na linha de montagem.
Outra fonte de tensão é a pessoa não ter uma identidade pessoal definida. Sente-se como um número na organização. Alguns estudos americanos indicam que os homens com grande responsabilidade e pouco controle no trabalho são pelo menos quatro vezes mais suscetíveis à pressão alta do que seus colegas. No caso das mulheres, o pior é um trabalho de alta pressão acrescido de pressões em casa. Nessas circunstâncias as mulheres têm duas vezes mais chance de ter um ataque cardíaco do que  as outras. É importante que tanto a empresa quanto seus membros estejam conscientes dos fatores estressantes que partilham. Também devem dispor-se a fazer as adaptações necessárias para proporcionar maior controle pessoal. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário