quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Afinal, de onde vem o stress?

O stress é termo usado para designar qualquer adaptação requerida à pessoa. O excesso dessas adaptações pode causar uma série de sintomas físicos e psicológicos. Entre os sintomas físicos mais comuns estão taquicardia, aumento da pressão arterial, problemas gastrointestinais e dores musculares. E psicológicos: ansiedade, angústia, raiva, tristeza. As pessoas, em geral, apresentam um conjunto de sintomas, e não apenas um único, isolado. E pode ser algo constante, perturbador, que traz nessa esteira outros problemas de saúde. Quem começa a ter problemas gastrointestinais pode acabar desenvolvendo uma gastrite, por exemplo. No nosso dia a dia, o excesso de atividades, os conflitos, as frustrações levam a um desgaste geral do organismo.
Vale lembrar que o stress, ao contrario do que muitos pensam, não é um mal a ser combatido. Ele faz parte da nossa rotina e pode servir como força propulsora na execução das tarefas. O prejudicial é quando ele se torna excessivo, constante. Por isso é importante saber lidar com o stress e desenvolver técnicas eficientes para viver em harmonia com ele.
Um estilo de vida saudável é como uma vacina antigripal: torna a pessoa mais resistente para lidar com as pressões e as demandas diárias. Ter uma alimentação equilibrada, exercitar-se com regularidade, priorizar seus momentos de lazer com a família e os amigos, investir na qualidade do sono são algumas opções fundamentais. E, certamente, praticar alguma técnica de relaxamento que lhe permita recarregar as baterias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário