sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Em 2015, seja persistente

O ano começa carregado de propostas de mudanças. E entre os itens a serem modificados, em geral, está o de reduzir o nível de stress. A idéia é ter mais qualidade de vida e amenizar a tensão diária. Pesquisa feita pela ISMA-BR (International Stress Management Association), associação que estuda os stress e suas formas de prevenção, indicou que só 10% das pessoas persistem nos seus objetivos por um ano. E mais: 30% dos planos são deixados de lado em uma semana e 50%, um mês depois.
O que fazer, então, para que seus planos de início de ano não se diluam já no início de fevereiro? O primeiro passo é evitar mudanças radicais. As alterações de rotina demandam persistência, vontade e planejamento.
Por exemplo, algumas pessoas não conseguem se ver livre dos afazeres profissionais nem mesmo em casa, ou nos finais de semana. Às vezes nem levam tarefas para serem feitas fora do escritório, mas as preocupações ficam atormentando seus pensamentos. Algumas atitudes simples podem ajudar a relaxar e a resgatar suas energias nesses momentos. Ouvir música ou ler algo que acalme a mente é uma das saídas. E, principalmente, exercitar a arte do relaxamento: mesmo que por cinco minutos, todos os dias, faça uma breve meditação.
Se a sua mente estiver muito ativa, deixe que os pensamentos passem como nuvens, sem tentar detê-los. Focalize a atenção em estabelecer uma respiração profunda e calma, sempre inspirando pelo nariz e expirando lentamente pelo nariz ou pela boca. Visualize seus músculos macios e longos. Se estiver com dificuldade para dormir, evite antecipar como se sentirá no dia seguinte. Deixe seu corpo descansar mesmo que você não durma. Eventualmente, essa mensagem de relaxamento será transmitida ao sistema nervoso central e você se sentirá mais calmo.  É assim, com pequenas atitudes, que se consegue as grandes mudanças. Uma pessoa fracassa, em média, até cinco vezes antes de mudanças dramáticas, como parar de fumar. Então, persistência é a palavra chave para este início de ano, com mais saúde e menos stress.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário