quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Tá com medo?

Vamos falar sobre o medo, mas para começar, a lista do que causa medo é cada vez mais longa: as pessoas têm medo de morrer, da violência, do desemprego, da falta de dinheiro. Saber identificar esses medos é importante para compreender o que leva ao excesso de stress.
Estudo feito pela ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), associação que estuda o stress e suas formas de prevenção,  com 752 pessoas de diversas áreas de atuação, indica que 28% delas avaliam seu nível de stress como regular e 37%, como péssimo. Isso significa que 65% das pessoas consideram que o excesso de tensão afeta sua qualidade de vida e a sua saúde. A lista de reclamações é enorme: dores musculares, cansaço, ansiedade, angústia, raiva. O alto nível de stress também leva a doenças.
Tentando chegar à raiz da questão, se percebeu que para 61% dos entrevistados, a maior fonte de stress é profissional. E o que transforma o trabalho no grande vilão é o medo do desemprego, a sobrecarga de tarefas, os relacionamentos interpessoais e o saldo baixo na conta do banco. Existem situações que não dá para mudar. Dificilmente teremos postos de trabalho sobrando. A sobrecarga de afazeres também não deve reduzir. Então o que fazer? Aprender a encarar esses medos. E isso passa pela forma como você lida com o stress.
Você tem agendado tempo para se reenergizar emocionalmente dos desgastes do dia a dia? Tem se tratado bem dormindo o número de horas que precisa, exercitando-se regularmente e cultivando seus relacionamentos? A maior parte das pessoas responde que não tem tempo para este tipo de coisa entrando numa roda viva de cansaço e stress que culminam em pensamentos antecipatórios causadores do medo.
Dando prioridade às suas necessidades e lidando de forma direta com os seus medos, você se sente em controle da sua vida, ganhando  autoconfiança para lidar com os seus desafios. Essas ações conseguem colocar seu medo no devido lugar e não transformá-lo num gigante que lhe assombra regularmente. Aprender a fazer isso é também viver com mais  qualidade de vida. Vale a pena, experimente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário