segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O custo do stress

O medo da demissão aliada à situação financeira está entre os principais fatores estressantes para os profissionais brasileiros, de acordo com pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association), associação sem fins lucrativos que objetiva a prevenção e o tratamento do stress. A pesquisa indica ainda que, no Brasil, 70% da população economicamente ativa sofre sequelas devido ao alto nível de tensão. A falta de informação e também de conscientização do nível de stress tem sido a principal causa no agravamento da situação. Livros e realização de eventos com o objetivo de promover um debate mais aprofundado na sociedade colaboram para o esclarecimento das formas de prevenção e tratamento.
Um diagnóstico adequado e informações pertinentes são fundamentais para que tanto empresários quanto trabalhadores se conscientizem dos agentes estressores e participem de programas eficazes para gerenciar o stress.
A ISMA-BR vem realizando pesquisas e disseminando conhecimento para divulgar para executivos e profissionais a importância de adotar medidas para a prevenção do stress e a manutenção da saúde. Nesse sentido, realizará de 23 a 25 de junho, em Porto Alegre, o 15º Congresso de Stress, o 17º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, o 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública, 7º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público e 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. O objetivo é ajudar trabalhadores e empresas a atuar de maneira pontual em programas eficientes na redução das causas de stress.  Embora qualidade de vida seja uma responsabilidade de cada indivíduo, certamente as empresas poderão se beneficiar da implantação de ações preventivas, evitando pagar um alto preço devido a absenteísmo, licenças de saúde, redução da produtividade e baixa qualidade do trabalho. Assim, todos lucram, empresas e funcionários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário