quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Para tudo há um tempo

Falta de tempo. Quem não se queixa disso? Tem dias que temos a impressão de que alguém adiantou os ponteiros do relógio e o tempo parece pouco para tudo que se tem por fazer. As pilhas de papéis vão se acumulando sobre a mesa e corre-se, mais uma vez, contra o relógio. Pesquisas indicam que, atualmente, os profissionais têm uma extenuante carga horária de 50 a 52 horas trabalhadas, por semana. Esses mesmos estudos apontam que o tempo passado no escritório só tende a aumentar e deve ser, até o final desta década, de cerca de 54 horas/semana. Para alguns profissionais da área da saúde e altos executivos poderá beirar às 60h. A principal consequência disso é o aumento nos níveis de stress provocando dores musculares, dificuldade para dormir, uma ansiedade tremenda, ou um desânimo devastador. E, claro, um cansaço que parece não ter fim.
O que fazer então? Mais uma vez, a resposta é simples, mas requer disciplina e determinação: cada um, da sua maneira, deve encontrar alternativas para lidar com o excesso de stress e administrar o seu tempo da mesma forma que faz com o orçamento da empresa: com cuidado, comprometimento e tudo anotado na ponta do lápis. Para isso, é importante considerar seus objetivos de vida e estabelecer prioridades. Se conseguimos administrar nossos compromissos profissionais com responsabilidade porque não fazemos o mesmo com nossa vida e, de quebra, com nosso tempo?
O ano está finalmente iniciando e com ele aumentam as pressões, as demandas e a correria para cumprir os compromissos habituais. Portanto, agende tempo para relaxar entre uma tarefa e outra e para se divertir e assim poderá recarregar suas baterias e manter um alto astral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário