segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Retorno das férias

Volta das férias, retorno às atividades profissionais, reinício das aulas. Para algumas pessoas esse é um momento de stress positivo. Elas se estimulam e se energizam, preparando-se para lidar com a situação. Para outras, é um stress negativo, ameaçador. Elas se intimidam e  se sentem deprimidas.
Quando a pessoa gosta do que faz, seja no trabalho ou no colégio, a adaptação pós-férias é mais suave. De qualquer forma, o planejamento ajuda bastante. Programe suas atividades sem se sobrecarregar. Não se sentir ocupado ou útil afeta a autoestima e o desempenho. Por outro lado, o excesso de compromissos tira o prazer na execução das atividades e pode fazer com que a pessoa não vivencie seu momento atual, ficando na expectativa da próxima tarefa a cumprir como se estivesse participando de uma gincana.
Outra providência importante é ter seus objetivos definidos e claros para poder estabelecer suas prioridades. Estabeleça um ritmo de trabalho que lhe possibilite gradualmente retornar à sua rotina sem se estressar. Uma pesquisa da ISMA-BR (International Stress Management Association on Brasil) indica que 76% das pessoas perdem os benefícios que conseguiram durante as férias em apenas uma semana após seu retorno.
Agende tempo para dormir o número de horas que necessita, comer pausadamente, fazer uma atividade física e praticar alguma técnica de relaxamento mesmo quando está de bem com a vida. Assim poderá preservar sua qualidade de vida e canalizar sua energia para aquilo que é realmente importante para você. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário