quarta-feira, 11 de março de 2015

Como driblar a ansiedade

Vivemos numa época em que o tempo é  cada vez mais escasso. Motivos não faltam: agendas lotadas no trabalho e também na vida pessoal. Uma das consequências desses excessos é a ansiedade. É aquela sensação de “que não vai dar tempo para fazer tudo o que tenho agendado”. Daí o coração acelera, a pressão arterial aumenta, a respiração torna-se mais rápida e superficial. A ansiedade é uma das principais responsáveis pelo aumento no nível de stress.
É normal as pessoas se sentirem ansiosas em algumas situações. A ansiedade é uma resposta adequada a uma condição estressante. Ela funciona como um sistema de alarme que pode ajudar a pessoa a concentrar-se na situação e racionalizá-la.
A ansiedade torna-se um problema quando começa a interferir nas tarefas pessoais e profissionais. É a chamada ansiedade generalizada. Os sintomas podem ser físicos e emocionais. Ou seja, além da mente, o corpo também fica fora de controle. Como lidar com isso? É preciso aprender e praticar técnicas que possibilitem manter a ansiedade num nível confortável. Uma maneira eficiente e poderosa de lidar com a ansiedade é o autocontrole. Por alguns instantes, sentado ou deitado, faça algumas expirações e inspirações mais prolongadas focando a atenção na região abdominal e no relaxamento dos músculos. É importante incorporar essas pausas no dia a dia e não apenas quando você está ansioso ou tenso. Quem ganha é você. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário