sábado, 25 de abril de 2015

Precisa relaxar? Escolha um desses hobbies

Com a ajuda da ISMA-BR, o portal UOL listou 11 sugestões de atividades que proporcionam prazer e deveriam ser tão importantes quanto dormir e se alimentar.

Escolha uma e bom proveito!

DANÇAR
Além de ser uma excelente atividade física, dançar pode reduzir os níveis de estresse. "O ritmo da música, o toque do outro e o fato de ser uma atividade física são fatores desencadeadores de prazer", afirma a doutora em psicologia Ana Maria Rossi, presidente da filial brasileira da ISMA (International Stress Management Association) 

COSTURA
De acordo com a doutora em psicologia Ana Maria Rossi, se você for uma pessoa agitada, fazer tricô pode ser uma maneira de se acalmar, desde que você esteja disposto a isso --ou pode se tornar um pesadelo. Trabalhos de bordado, costurar à mão, à máquina, tricô e crochê também podem trazer outra vantagem: o convívio social. "Fazer atividades em grupo permite criar amizades, além de ser relaxante e divertido", diz Ana Maria. Segundo ela, para quem sofre com pensamentos obsessivos, o ponto cruz pode ser uma saída, pois exige muita atenção. "Isso faz com que a pessoa mude sua atenção e saia do pensamento que a aflige", afirma.


LEITURA E PALAVRAS CRUZADAS
Segundo a psicóloga Sâmia Simurro, mestre em neurociências e comportamento pela USP (Universidade de São Paulo), ler ajuda a se concentrar para entrar no universo da história do livro, e isso faz com que a pessoa se esqueça dos problemas estressantes do dia a dia. Além da concentração e do relaxamento, o hábito da leitura e de fazer palavras cruzadas também proporciona o desenvolvimento da memória, segundo a psicóloga Ana Maria Rossi.

ESPORTES
Além de benéfica para a saúde, a prática de qualquer esporte é um excelente hobby. Mas é preciso encará-lo apenas como uma forma de lazer: se você começar a competir, deixará de ser um hobby e se tornará mais uma obrigação, que trará estresse. É melhor escolher esportes de grupo, pois, além do relaxamento, o convívio com outras pessoas traz benefícios emocionais. "Para pessoas que são mais solitárias, que passaram por uma separação recente ou alguma perda, mesmo que tenha sido a de um filho que saiu de casa, esse tipo de hobby é muito importante", diz a doutora em psicologia Ana Maria Rossi. Esportes radicais também são boas opções, para quem gosta. "Desafiar limites é muito legal, pois melhora a autoestima e a confiança, e a adrenalina descarrega o estresse", diz Ana Maria.


PINTURA E ARTES MANUAIS
Qualquer tipo de arte ajuda a combater o estresse. "Desenvolver habilidades artísticas, como pintar ou fazer esculturas, ajuda a lidar com um trabalho que pode não ser tão prazeroso", exemplifica a psicóloga Sâmia Simurro, mestre em neurociências e comportamento pela USP. Além disso, trabalhos artísticos manuais beneficiam pessoas que têm problemas de coordenação motora. "Em vez de se cobrar, dizendo que é descoordenado, trabalhar com argila, por exemplo, é uma maneira lúdica de desenvolver essa habilidade", diz.

TOCAR UM INSTRUMENTO MUSICAL OU CANTAR
Aprender a tocar um instrumento musical pode ser extremamente relaxante e prazeroso, segundo a psicóloga Sâmia Simurro, mestre em neurociências e comportamento pela USP. Para a doutora em psicologia Ana Maria Rossi, a música é uma excelente forma para levar ao relaxamento. Por isso, cantar e aprender a tocar um instrumento musical são ótimos hobbies.

COZINHAR

"Além de exercitar as habilidades na cozinha, oferecer um almoço ou jantar para amigos é ótimo para combater o estresse. A socialização é positiva, também, para a saúde", diz a psicóloga Sâmia Simurro. Para quem prefere cozinhar apenas para si, a atividade também é positiva. "Criar uma receita e ter o desafio de descobrir algo novo pode ser algo muito relaxante", diz a doutora em psicologia Ana Maria Rossi.

JARDINAGEM

Quem mora em uma casa com quintal ou apartamento com varanda tem uma vantagem na hora de escolher um hobby: a possibilidade de fazer jardinagem. Além de deixar o espaço mais bonito, a atividade é considerada excelente para aliviar o estresse cotidiano. "A jardinagem permite o contato com a natureza, que é muito relaxante para algumas pessoas", diz a psicóloga Sâmia Simurro, vice-presidente da ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida).

YOGA E MEDITAÇÃO
Tanto yoga quanto meditação são ótimas práticas para reduzir o estresse. A atenção à respiração e a busca pelo silêncio, que ambas as atividades exigem, auxiliam muito quem quer ter mais equilíbrio. Mas é preciso gostar das atividades. "Há quem seja muito agitado e fique irritado. Para quem se identifica, essas atividades reduzem muito o estresse", diz a doutora em psicologia Ana Maria Rossi.

TEATRO

Qualquer forma de arte é benéfica. Para Ana Maria Rossi, presidente da ISMA (International Stress Management Association) no Brasil, o teatro traz o benefício adicional de permitir que a pessoa se caracterize e possa dramatizar situações de uma forma que ela dificilmente poderia fazer no dia a dia. "Em vez de dramatizar a vida real, ela dramatiza o papel que está interpretando", diz.


TRABALHO VOLUNTÁRIO
Trabalhos voluntários ajudam o outro e a si mesmo. "Uma ação de voluntariado não tem preço. Conseguir incorporar como um hobby trabalhar por uma causa é ótimo. Além de fazer o bem, isso dá muito prazer e é muito relaxante", diz a psicóloga Sâmia Simurro.


Site da matéria original: 
http://mulher.uol.com.br/comportamento/album/2015/04/13/veja-11-sugestoes-d…

Nenhum comentário:

Postar um comentário