quinta-feira, 7 de maio de 2015

Arquitetura e stress: 8 fundamentos para harmonizar os espaços de trabalho

Houve um tempo em que um escritório, uma fábrica ou outro espaço de trabalho limitava-se a oferecer algum tipo de conforto, de segurança e de recursos para o cumprimento pleno das atividades profissionais. A valorização da arquitetura e do paisagismo, no entanto, trouxe aos ambientes das empresas grandes contribuições no sentido de reduzir o stress e aumentar significativamente a produtividade, a criatividade e o bem-estar das equipes. A seguir, Maria Regina Mattos, arquiteta, mestre em arquitetura de paisagem pela PUCRS e professora de projeto da FAU-PUCRS, lista oito fundamentos para usar a arquitetura a favor da qualidade de vida no trabalho.  

A arquiteta Maria Regina Mattos é diretora do escritório Mattos Paradeda Arquitetura Paisagística, com 40 anos de experiência em projetos e faz parte do corpo docente do 11º Curso de Gerenciamento do Stress, que será realizado no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, nos dias 21 e 22 de junho. Inscrições pelo link http://bit.ly/1GLa960. 

1- Traga a natureza para a empresa
Claro que na área de produção de uma fábrica, especialmente de alimentos, não posso incluir plantas. Mas sempre a recepção ou o escritório pode ter a natureza inserida. E quando realmente não é possível, então que eu tenha uma abertura para enxergar espaços onde a natureza está presente.

2- Para cada tipo de atividade, um ambiente
Dependendo da atividade, devo incluir elementos que despertem nos profissionais aquilo que eles precisam para serem mais produtivos. Pinturas, que me lembrem o lúdico, favorecerão empresas criativas. Escritórios bem organizados são fundamentais para atividades ligadas à exatidão e ao controle. 

3- Atenção para o conforto térmico e acústico
Não precisa ter ar-condicionado obrigatoriamente, o que até contribui para a sustentabilidade energética, mas todo espaço de trabalho precisa investir em boa ventilação. Se tiver muito sol no local, por exemplo, é importante criar elementos que bloqueiem a luminosidade e o calor excessivos. A boa acústica também precisa ser respeitada. Muitas vezes em um restaurante tu nem consegues comer por causa do barulho; como trabalhar sem o silêncio necessário? 

4- Menos é mais
Além de não causar desconforto e até lesões, o ambiente não pode ter excesso de elementos que acabe atrapalhando a circulação das pessoas.

5- Cuidado com as cores
Se eu trabalho com computador, tenho que ter cores suaves atrás da tela, por exemplo. Se minha atividade é mais ligada à criatividade, a cor pode ser mais quente, para manter a pessoa excitada e em movimento. Para qualquer trabalho, cores neutras facilitarão o sempre bem-vindo relaxamento.

6- Espaço de relacionamento e atividade física
Se o tipo de serviço permite, os escritórios devem ser abertos e fáceis de serem alterados, para transmitir sensação de dinamismo. Já escritórios onde a concentração é prioritária, reservar ou construir algum lugar para integração das pessoas é superimportante. Dentro de um modelo ideal de arquitetura para obtermos mais qualidade de vida no trabalho, um espaço específico para ginástica laboral ou outra atividade física leve é recomendável.

7- Sinalização e acessibilidade
É importante sinalizar a localização dos espaços, informar que tipo de atividade se executa em cada local e investir em acessibilidade universal.

8- Profissional competente
Antigamente, em nossa casa e nas empresas, o que importava era levantar paredes, comprar móveis e eletrodomésticos, e decorar conforme o gosto de cada um. A contratação de um profissional competente para a melhor ocupação dos espaços e a harmonia entre a construção, o mobiliário e as pessoas é básico, tanto para quem está construindo o próprio lar, como para empresas que buscam profissionais mais felizes e competentes.

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