quinta-feira, 14 de maio de 2015

Entenda o que o stress tem a ver com a qualidade da sua relação sexual




Todas as semanas, a Dra. Jaqueline Brendler, ginecologista, sexóloga, presidente do conselho deliberativo da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, vice-presidente da Flasses (Federacion Latinoamericana de Sociedades de Sexologia y Educacion Sexual) e membro da Adviosry Board da WAS (World Association for Sexual Health), recebe em seu consultório, em Porto Alegre, inúmeras pessoas relatando algum problema relacionado à sexualidade. Homens e mulheres, de todas as idades. Em 90% dos casos, segundo ela, a preocupação não é apenas melhorar, dar um upgrade na performance e no prazer na cama, é mais grave: precisam solucionar algo que vem dificultando a libido, alterando a ejaculação ou impedindo o orgasmo. "Sou procurada para concertar o sexo, e consigo isso com sucesso", afirma a Dra. Jaqueline. "Mas se o stress crônico estiver presente no relato do paciente, eu chego a recusar o atendimento. Uma das piores coisas que podem acontecer a alguém com dificuldade sexual é uma situação de stress. A sobrevivência tem prioridade na relação com o sexo. Se há algum problema externo, causador do stress, vamos primeiro resolver esta questão e depois melhorar o sexo."

Na 15º edição do Congresso Internacional de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho, que será realizado de 23 a 25 de junho em Porto Alegre, a Dra. Jaqueline Brendler, que também é colunista na sessão Na Cama do caderno Vida de Zero Hora, e responsável pelo site www.terapiadosexo.med.br, participará do "Talk show: stress, saúde e sexo". Para o blog da ISMA_BR, ela antecipa seu ponto de vista sobre a relação stress e sexo:

O stress crônico impede o sexo
O stress é um dos principais impeditivos para o sexo de qualidade porque o foco da pessoa sempre estará naquilo que está lhe causando o stress. E isso é incompatível com o sexo de qualidade, que é um processo puro em que a pessoa precisa estar 100% conectada ao momento, à emoção erótica. Nestes casos, temos um problema muito grande. Eu já recusei pacientes na minha clínica porque era impossível iniciar o tratamento para melhorar a qualidade do sexo. A pessoa estava com a cabeça muito ocupada com os afazeres do dia-a-dia, o que a impediria de dar foco à relação sexual. Na maioria dos casos, a pessoa já tem um problema sexual, e aí vem o stress e piora o quadro. Já tive uma paciente que chegou no consultório se dizendo muito endividada. Eu sugeri a ela que primeiro resolvesse a questão financeira e depois voltasse a buscar ajuda com relação ao sexo. Ele precisa antes lidar com a questão do stress e depois resolver a questão do sexo.

Mulheres, homens e o sexo como relaxamento
Se a pessoa não tem problemas como o sexo, a transa até pode vir a relaxar em situações de stress. Se partirmos de uma situação de problema com o sexo, será muito difícil resolver a questão sexual mantendo a rotina. Para o homem, é mais comum que o sexo seja uma solução de problemas. Ele usa como analgésico, anti-inflamatório, antibiótico... o homem usa o sexo para vários outros fins, inclusive para relaxar. No caso da mulher, é diferente: ela precisa ter o dia positivo para a relação ser agradável. Se a empregada marcou e não veio, se o filho trouxe nota baixa do colégio, ela não vai pensar em transar. O homem vê o sexo como solução de problemas, enquanto a mulher não pode ter tido quase problema algum no seu dia. Isso tudo em situações em que as pessoas não têm problemas com o sexo. Vejamos o contrário: se o homem falhou na cama nas últimas dez vezes, ele vai escolher o dia mais estressante para tentar de novo? Obviamente que não.

Sexualidade em períodos de stress
Minha recomendação para fases de maior stress, é que o casal viva uma relação sexual mais ampla, e não tão genitalizada; e isso é possível. Eu recomendo que não parem de namorar e não se desconectem das situações eróticas. Aquela pessoa que estiver mais envolvida com a situação de stress pode ser ajudada a chegar ao orgasmo. O sexo não necessariamente precisa acontecer com penetração.

As inscrições para o 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho podem ser feitas por este link: http://bit.ly/1DMUceL

Nenhum comentário:

Postar um comentário