sábado, 30 de maio de 2015

Projeto Vizinhança: novas possibilidades urbanas

É consenso entre os especialistas em gerenciamento do stress que entre as causas do adoecimento devido às constantes pressões e demandas está a falta de atividades de relaxamento e a convivência com pessoas ao ar livre. Outra convicção é que as chances de atingir o esgotamento físico e mental no trabalho aumentam muito quando a pessoa descobre-se na profissão errada.

Criado em 2012, por iniciativa de Aline Bueno e Márcia Braga, o Projeto Vizinhança estimula a convivência entre vizinhos a partir da realização de eventos em espaços ociosos dos bairros de Porto Alegre e incentiva, em um primeiro momento, a experiência de refletir sobre a busca por atividades que as gratifique com uma prazerosa pausa na semana. "Em primeiro lugar, o Projeto Vizinhança é uma atividade voluntária, que gera muito prazer em todos que participam dele. Ele proporciona um relaxamento na rotina, e acontece sempre aos finais de semana. Percebemos uma vontade das pessoas de conviver mais com a sua vizinhança, de tomar chimarrão com quem mora do lado. Tenho certeza que essa troca com o outro ajuda a administrar o stress", explica Aline Bueno, publicitária, gestora cultural da Associação Cultural Vila Flores e especialista em Economia da Cultura pela UFRGS.

E quanto a trabalhar no que se gosta? "Aí eu posso contar a minha própria experiência. Eu tinha um emprego como publicitária e larguei tudo para trabalhar com arte e cultura. Hoje sei que estou no trabalho certo, na hora certa, com as pessoas certas. O Projeto Vizinhança foi uma porta muito especial, abriu uma rede de contatos nesse mundo maravilhoso. Embora eu trabalhasse num local bacana, eu me considerava super estressada; me demiti porque não era o que eu queria fazer na vida. Hoje eu me sinto uma pessoa muito plena por estar fazendo o que gosto", conta Aline, que ainda revelou o melhor: viu nascer no Projeto trajetória semelhante a sua. "Ela chama-se Patrícia Vieira, um dia resolveu participar de uma edição do Projeto Vizinhança, e hoje é uma contadora de histórias profissional. E ela não fazia isso profissionalmente antes de nos conhecer. Era simplesmente uma executiva que gostava de falar em público, mas que largou a carreira porque encontrou algo que a realizava verdadeiramente. Hoje ela gera renda contando histórias em eventos e escolas. Está completamente realizada e feliz", conclui.

Patrícia Vieira, a nova contadora de história, em pleno trabalho (Foto de Andréa Prestes)

Discutir novas formas de levar a vida profissional em meio ao frenético cotidiano cinzento das grandes cidades é um dos objetivos do Painel "Novas cidades, novas iniciativas" do qual Aline Bueno e Marcia Braga participarão durante o 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, que é parte da programação do 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho. Participam ainda do Painel Sandra Axelrud Saffer, arquiteta e diretora do escritório Axelrud Arquitetura & Assessoria, com prêmios em projetos de retrofit, sustentabilidade,  meio ambiente e responsabilidade social e em hotelaria, e Vanessa Gomes, relações públicas, especialista em gestão do ambiente e sustentabilidade, gestora operacional na EcoBike Courier Porto Alegre, além de sócia e diretora da Casa da Sustentabilidade e sócia fundadora e conselheira da Associação Brasileira de Profissionais de Sustentabilidade - Abraps, representando a organização em Porto Alegre.

Inscrições para o 3º Encontro Nacional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade e para o 15º Congresso de Stress e Qualidade de Vida no Trabalho: http://bit.ly/1DMUceL

Nenhum comentário:

Postar um comentário