quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Sete dicas para gerenciar o stress

Adotar hábitos voltados para o relaxamento e bem-estar é importante para amenizar os impactos negativos do stress sobre a saúde.

Veja sete dicas da ISMA-BR para o seu dia a dia:

1. Pense positivo
A maneira como se pensa tem uma influência poderosa sobre o corpo. E a mente determina a visão que cada um tem de si mesmo e do mundo ao redor. Transformar pensamentos negativos em positivos não é difícil, mas requer prática. Mudar os padrões mentais pode ser o pontapé inicial para melhorar seu estilo de vida. (Foto: Freeimages.com / Hamizedra Ahmadi)

2. Pratique técnicas de relaxamento
Para acalmar a mente, faça a respiração abdominal. Inspire lentamente, dilatando os músculos do abdômen como se fosse um balão. Expire devagar pelo nariz ou pela boca, comprimindo os músculos abdominais. (Foto: Freeimages.com / Alice Campos Magalhães)

3. Ria com frequência
A risada induz o cérebro a bloquear a produção de substâncias químicas que barram a imunidade, como a cortisona, e aumenta a secreção de hormônios causadores de bem-estar. Ao parar de rir, a pessoa entra num estado de relaxamento, com redução dos batimentos cardíacos e do ritmo da respiração. (Foto: Freeimages.com / Sebastian Schaeffer)

4. Pratique alguma atividade física regularmente
Durante o exercício, o organismo libera substâncias que causam sensação de prazer. Além disso, a prática regular ajuda a dormir melhor, a ter mais energia e dá mais vontade de cuidar de si mesmo, elevando a autoestima. (Foto: Freeimages.com / Said W )

5. Relaxe
Agende um tempo para relaxar. Curtir seus amigos e ficar simplesmente de pernas para o ar, sem culpa. Comece fazendo um cálculo simples: some as horas passadas no trabalho com aquelas de sono. Subtraia das horas do dia. O que sobrou é o seu tempo. Está reduzido demais? Reavalie seus compromissos, estabelecendo suas prioridades de vida. (Foto: Freeimages.com / Flavio Bavusi)

6. Use a criatividade
O trânsito diário lhe tira do sério? Experimente outros horários, outras rotas. Não adianta lutar contra o imutável. Coloque sua energia em algo que o gratifique. (Foto: Freeimages.com / Leonardo Falaschini)

7. Curta a luz do Sol
A exposição à luz natural aumenta a resistência a doenças e melhora a saúde e o humor. Ela auxilia na regeneração e reconstrução das células e é um fator decisivo no estado de espírito. (Foto: Freeimages.com / Vivek Chugh)

Nenhum comentário:

Postar um comentário