quinta-feira, 29 de março de 2018

A resiliência como diferencial no trabalho

As exigências no mercado de trabalho, as constantes pressões, a falta de reconhecimento, a longa jornada causam um estresse excessivo que compromete a saúde física e mental dos profissionais. Ele aumenta simultaneamente a rotatividade, o absenteísmo e os pedidos de indenização por parte dos funcionários nas empresas.

Nesse cenário, o conceito de resiliência se torna fundamental para quem convive com o estresse diário. A resiliência é definida como uma força positiva que ajuda o indivíduo a manter um funcionamento estável durante e após exposição a situações estressantes. Ser resiliente inclui ter estratégias eficientes para lidar com o estresse, capacidade de se adaptar a ambientes estressantes e manter um funcionamento físico e mental estável em períodos de alta pressão.

Pesquisas da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) indicam que 69% dos trabalhadores brasileiros apontam que a maior fonte de estresse vem da atividade profissional. O trabalho, tão necessário para a valorização pessoal, não deve se transformar em um problema, mas, infelizmente, apenas 23% dos trabalhadores brasileiros foram identificados como tendo características de resiliência.

Um diagnóstico adequado é fundamental para que empresários e trabalhadores se conscientizem dos agentes estressores e promovam programas eficazes para reduzir as pressões. Ao proporcionar recursos para os funcionários desenvolverem resiliência, os efeitos negativos associados a um alto nível de estresse podem ser significativamente atenuados. Estudos revelam que os funcionários resilientes adoecem menos, são mais produtivos e mais satisfeitos com o seu trabalho. Eles têm um desempenho, em média, de cinco horas a mais do que funcionários estressados.

A disseminação de conhecimento e experiências ajuda trabalhadores e empresas a atuar na redução das causas de estresse e na adoção de comportamentos resilientes para criar estratégias de gerenciamento que permitam uma vida mais saudável e produtiva. Já que o estresse é parte da nossa vida, queremos lidar com ele com eficiência. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário